PM desarticula quadrilha responsável por extração irregular de minério em Nova Lima

Policiais Militares do 3° Pelotão realizaram, na manhã desta quarta-feira (31/01), no Balneário Água Limpa, em Nova Lima, na divisa com Itabirito, a “Operação Metallum” responsável por combater a extração irregular de minério de ferro. Durante a ação foram aprendidas duas retro escavadeiras, oito caminhões e seis pessoas foram conduzidas para a Polícia Federal por se tratar de crime ambiental de usurpação de patrimônio.

Segundo o 1º tenente, Renato Sena Farias, a operação foi deflagrada após denúncias anônimas de moradores locais sobre a extração de minério irregular na localidade. Ele acrescentou já existirem alguns boletins de ocorrência na Polícia Militar de Meio Ambiente por invasão de lotes para a mineração ilegal naquela região.

“Trata-se de uma operação de grande relevância, pois é o início da desarticulação de uma rede criminosa que há tempos vem causando grande degradação ambiental na região de Nova Lima e Itabirito”, afirmou o tenente Sena. Outro ponto importante, segundo o militar é que a Operação deixa clara a confiança da população no trabalho da Polícia Militar no combate à degradação do meio ambiente.

A Operação ocorreu simultaneamente com equipes atuando na origem, transporte e destinação final do material  em um empreendimento localizado na cidade de Sete Lagoas. Ela foi feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal de Nova Lima.

Os autos de infração no valor de R$ 161.200,00 foram lavrados por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima.

Comentários do Facebook