DestaqueOuro Preto

OUTUBRO ROSA – em Ouro Preto, a fila de espera para o exame de mamografia é coisa do passado

O Outubro Rosa é um movimento mundial de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, considerado o tipo mais comum entre as mulheres. Por isso, a Prefeitura Municipal de Ouro Preto participa do Outubro Rosa com ações de disseminação de informações e conscientização sobre a doença.

A Diretora de Atenção Básica, Clara Helaine de Assis Moreira, conta que, só no ano de 2018, a Secretaria de Saúde de Ouro Preto ofertou 2.345 exames de mamografias as usuárias acima de 40 anos (conforme preconiza a política nacional de prevenção ao câncer de mama) e para usuárias de outras faixas etárias com solicitação médica. Os exames são realizados no Centro Viva Vida, em Itabirito, toda segunda, terça e quinta. Em média são ofertadas 250 vagas por mês, divididas entre as 21 Unidades Básicas de Saúde do município, em agenda mensal elaborada pela Atenção Primária, de acordo com a demanda das Unidades Básicas de Saúde.

A prevenção é ainda o melhor remédio, para realizar o exame basta que o usuário procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Mais agilidade nos serviços da saúde

Com o Programa FILA ZERO, no Município, já não há mais fila de espera para a realização do exame de mamografia.

De acordo com a diretora de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde de Ouro Preto, Taciana de Oliveira, vários outros procedimentos que acumularam uma enorme demanda ao longo dos anos também foram colocados em dia, como as pequenas cirurgias ambulatoriais e exames nas seguintes especialidades: reumatologia, hematologia, gastroenterologia, anestesiologia, pneumologia, proctologia e ultrassonografia obstétrica.

A Atenção Secundária é formada pelos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar e compreende serviços médicos especializados de apoio, diagnóstico, terapêutico e atendimento de urgência e emergência. “Hoje, com a recente informatização do setor, as Unidades de Saúde da sede enviam as solicitações pelo sistema, sem fluxo de papel. Assim, os procedimentos são cadastrados praticamente em tempo real junto à central de agendamentos”, explica a diretora.

Artigos relacionados

Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios