DestaqueMariana

Mineradora pretende explorar ouro em área devastada pela tragédia de Mariana (MG)

Dois anos após a tragédia que marcou a vida não só dos moradores de Bento Rodrigues e adjacências, mas também de moradores de toda região do Inconfidentes que perderam parentes e amigos em meio a devastação causada pelo rompimento da barragem de rejeitos, dois pedidos chamam atenção na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semad).

Os pedidos de licença prévia e licença de instalação do empreendimento, de responsabilidade da Fênix Mineração Ouro Preto foram protocolados em Março deste ano, porém a empresa alega ter interesse em atuar na região desde 2009.

O ato causa estranheza pois na área a ser explorada, o meio ambiente ainda reluta contra a lama remanescente no fundo e nas margens do rio. Aos poucos a vegetação começa a emergir em meio ao que a enxurada deixou para trás. Em entrevista ao portal Estado de Minas, o engenheiro geólogo Carlos Henrique Ramos Mello disse que para a que tal exploração seja realizada, o Rio Gualaxo do Norte, entre Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo terá que ser desviado para que a turbidez que será gerada não caia na água e que não haverá beneficiamento no local. Portanto, não existe risco de contaminação.

A Prefeitura de Mariana assinou uma declaração de conformidade e considerou satisfatório o Plano de Aproveitamento Econômico apresentado pela Fênix, exigindo a licença de instalação do empreendimento para garantir a portaria de lavra.

As ações na região ainda dividem opiniões. Moradores do entorno pedem a volta da operação na mineradora Samarco e alegam ser o sustento da população local. Porém ambientalistas dizem que a extração de minério traz danos irreparáveis ao meio ambiente e se colocam contra a continuidade das operações.

Prédio ainda com marcas da lama em Paracatu de Baixo (MG)

Fonte: Estado de Minas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios