DestaqueItabirito

Marzagão: “Obra de pavimentação da MG-030 já está ‘contratada’”, afirma DER-MG  

A informação é do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Em ofício assinado pelo engenheiro Davidsson Canesso de Oliveira, diretor-geral do órgão, “a obra da MG-030 já foi contrata. Entretanto, ainda não foi iniciada”. Isso quer dizer que uma empresa já teria sido contratada pelo Governo de Minas para realizar o asfaltamento.

A prova da afirmação do diretor-geral do DER

A parte da MG-030 em questão é a estrada que liga as cidades mineiras de Itabirito e Rio Acima. Liga também o distrito sede itabiritense à localidade do Marzagão. Atualmente, este trecho está em condições precárias por causa das chuvas.

O documento do diretor do DER foi em resposta ao vereador Ricardo Oliveira (PSB), de Itabirito, que tem se empenhado para que a pavimentação aconteça. “Resta saber quando esta obra será de fato iniciada. Estou tentando uma reunião com o diretor para conseguir a informação precisa”, disse o vereador que já se reuniu com secretário-adjunto de Estado de Transportes e Obras Públicas, Célio Dantas de Brito, em setembro deste ano, para tratar do assunto.

No encontro com o secretário, Célio Dantas solicitou ao vereador que fizesse um ofício ao DER e à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas. O edil, então, enviou os ofícios. A resposta (já citada) veio somente do DER.

Nesta terça-feira (5), o vereador afirmou que mandou dois ofícios para as empresas Vale e MRF pedindo às firmas que colaborassem na manutenção da estrada Itabirito/Marzagão. “Mesmo porque, elas utilizam a MG com seus caminhões pesados”, salientou Ricardo que aguarda resposta.

O vereador está aguardando também um posicionamento da Prefeitura quanto à manutenção da MG. “Quando assunto é Prefeitura de Itabirito, estou esperando uma resposta desde fevereiro deste ano”, garantiu Ricardo. Ele afirmou que enviou vários ofícios, mas o governo municipal não respondeu a nenhum deles.

Vereador Ricardo e o secretário-adjunto Célio Dantas. Foto: divulgação

A MG-030 é estadual. A Prefeitura não poderia pavimentá-la. Contudo, o que o vereador (que é de oposição) esperava é que o município e as empresas que usam o trecho, pelo menos, dessem manutenção. “São quatro pontos bastante críticos na estrada”, disse Ricardo.  

Comunicação do DER-MG

O Impacto Atual ligou e mandou um e-mail para a Assessoria de Comunicação do DER. Segundo o órgão, demandas urgentes relacionadas à chuva estão sendo atendidas. Por causa disso, a assessoria pediu paciência para que as questões sobre a MG-030 fossem respondidas.

Prefeitura de Itabirito

A reportagem fez ligações também para as secretarias municipais de Obras e Comunicação da Prefeitura de Itabirito. E-mails também foram enviados. Contudo, não houve resposta.   

Vídeo mostra situação caótica da MG

Um vídeo gravado por um internauta mostra a situação da estrada atualmente (veja-o abaixo). Percebe-se que é uma via quase que intransitável, com muita lama e risco eminente de acidente para motoristas.

As chuvas que não param têm trazido transtornos aos moradores que usam a MG. Em dias secos, a situação também é complicada por causa da poeira fina que é levantada por carros e caminhões.

Não são raros os casos de pessoas da localidade que reclamam de problemas respiratórios. Recentemente, por duas vezes, moradores do Marzagão, em protesto, bloquearam o trânsito na MG-030 exigindo a pavimentação, uma reivindicação de anos. 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios