DestaqueItabirito

Alerta laranja em Itabirito: Chuva faz rio subir e alaga parte do São Geraldo; VEJA FOTOS

Por causa da intensa chuva desta sexta-feira (1º), a parte mais baixa de Itabirito (MG), o bairro São Geraldo (conhecido como Vila Alegre) apresenta pontos de alagamento. O Rio Itabirito também subiu no Centro da cidade. Informações oficiais dão conta de que falta 1,5 m para que águas saiam do leito.

A população tem de ficar atenda ao nível da água, e também a árvores que podem cair, bem como barrancos que correm o risco de desmoronar. Para a Prefeitura e a Defesa Civil o alerta é “laranja” (situação pouco mais amena que o “vermelho”).

“Qualquer sensação de risco, o cidadão de Itabirito deve ligar para 199 ou 156”, disse o secretário de Segurança e Trânsito da Prefeitura de Itabirito, Carlos Henrique Franca Rodrigues (o Luke).

Equipes do Bombeiro Municipal e da Defesa Civil estão monitorando vários pontos de Itabirito. O principal é a Vila Alegre, mas os bairros Santa Rita (Carioca), Santa Efigênia e as proximidades do Padre Eustáquio (Gaiolas) também são pontos de preocupação.

Na cidade, não há pessoas desalojadas ou desabrigadas por causa das chuvas.

Ouro Preto e Mariana

Em Ouro Preto e Mariana, a chuva nesta sexta-feira é ainda mais intensa: cerca de 80 mm segundo o site Climatempo.

Ainda de acordo com site de meteorologia, o tempo deve permanecer fechado em toda a região nos próximos dias. Contudo, a chuva deve diminuir neste sábado (2), mas na terça-feira (5), a previsão é de que chova 35 mm em Ouro Preto e em Mariana, e 24 mm em Itabirito.

Tenha uma noção do que é chover muito ou pouco

De acordo com o site Ciência, da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com base no especialista Valdo Marques, professor titular do Laboratório de Meteorologia da UENF, os parâmetros de intensidade são os seguintes: “para volumes de 1,1 mm a 5 mm, a chuva é considerada fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte”.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios