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Ouro Preto: Perguntas Frequentes sobre a Bilhetagem Eletrônica

1 – Onde serão vendidos os cartões?

Inicialmente, os cartões devem ser adquiridos nas garagens das empresas Turim e Transcotta. As recargas poderão ser feitas nos mesmos locais e também no Terminal Rodoviário 8 de Julho. Em breve, outros pontos de venda e recarga serão disponibilizados.

2 – Qual o preço dos cartões?

O cartão é gratuito, o usuário paga apenas o valor das passagens e a recarga mínima é de dez tarifas. Para os beneficiários de gratuidade nas passagens, o cartão também não será cobrado.

3 – Quando os cartões poderão ser adquiridos e utilizados?

A partir do dia 20 de setembro, os cartões já estarão à venda nas garagens da Turin e Transcotta. Estarão disponíveis também, em breve, em diversos pontos comerciais da cidade, e as recargas poderão ser realizadas no Terminal Rodoviário 8 de Julho. Quem quiser, poderá solicitar seu cartão com identificação (CPF) nas empresas de transporte coletivo, o que permite resgatar seus créditos em caso de perda do cartão. Toda a frota de ônibus da sede já está preparada para recebê-lo.

4 – Quem tem direito à gratuidade nas passagens?

Pessoas com mais de 60 anos ou com necessidades especiais.

5 – Onde e como fazer o cadastramento para garantir o direito à gratuidade?

Os cadastramentos são feitos na Ourotran (Rua Conselheiro Santana, nº. 26, Pilar – Telefone: 31 3559 3238), de segunda à sexta-feira, das 13h00 às 17h00, até o dia 31 de outubro de 2018.

– CARTÃO BENEFÍCIO ESPECIAL PARA OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS (0brigatório)

Documentos necessários:

Original e cópia do documento de identificação com foto (identidade ou carteira de trabalho).
Original e cópia de um comprovante de residência.
Original e cópia do atestado, expedido por médico credenciado pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, comprovando que possui qualquer uma das deficiências a que se refere o artigo 1º do Decreto 113/2006.
Declaração de que o interessado é matriculado em escola ou clínica especializada ou associado à entidade representativa.
Duas fotos 3×4.

CARTÃO BENEFÍCIO PARA PESSOAS DE 60 ANOS A 64 ANOS (Obrigatório)

Documentos necessários:

Original e cópia do documento de identificação com foto (identidade ou carteira de trabalho).
Original e cópia de um comprovante de residência.

CARTÃO BENEFÍCIO SÊNIOR PARA PESSOAS COM 65 ANOS OU MAIS (Facultativo)

A solicitação é opcional, pois todos podem acessar o transporte coletivo apresentando um documento oficial com foto.

Porém, é conveniente providenciar o cartão para poder acessar os veículos pela porta da frente, o que garante mais conforto e segurança aos usuários. Basta solicitá-lo na Secretaria de Defesa Social a partir do dia 17 de setembro.

Documentos necessários:
Original e cópia do documento de identificação com foto.
Original e cópia de um comprovante de residência.

OBSERVAÇÃO: Prazo de entrega dos cartões: 20 (vinte) dias. A entrega deste cartão ao beneficiário será feita pela Ourotran.

6 – Como ficam os trabalhadores que recebem vales-transporte?

Os vales serão substituídos pelo CARTÃO VALE-TRANSPORTE, que será repassado pelas empresas, que cuidarão também das recargas regulares para seus funcionários. Além de facilitar e agilizar o transporte, os usuários poderão resgatar seus créditos em caso de perda do cartão.

Os vales-transportes de papel terão sua validade respeitada durante o período estampado nos mesmos.

7 – O que espera a Prefeitura com a instalação do novo sistema?

Modernizar o serviço de cobrança para agilizar o embarque e desembarque de passageiros, proporcionar mais conforto e segurança aos usuários do transporte público, além de fiscalizar e garantir o recolhimento do Imposto Sobre Serviço (ISS) pelas empresas concessionárias.

8 – Os cobradores serão retirados?

Não, pois os veículos continuarão contando com seus cobradores, que continuarão vendendo passagens em dinheiro.

Tem mais dúvidas? Envie por e-mail para [email protected]

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